Itamara Ribeiro

Itamara Ribeiro (1982, Rio de Janeiro) vive e trabalha atualmente em Belo Horizonte.  É artista visual formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

Desenvolve pesquisa artística em Poéticas Visuais, na linha de processo de criação. Investiga as dobraduras do desenho, por meio da colagem e do bordado. Seu trabalho registra a figura feminina em tarefas cotidianas, como os atos de despir-se, abaixar-se, sentar-se, ou, simplesmente, de existir. Com seus traços rápidos, ela firma a fugacidade de ações que costumam passar despercebidas. O seu trabalho é inspirado em lembranças do passado, quando a artista via a mãe seguir moldes de revistas e transformar linhas, agulhas, botões e tecidos em artefatos.

 

Três elementos estão sempre presentes em seus trabalhos: o desenho de uma mulher, o suporte feito de folhas de revistas antigas e o bordado, que, juntos, constituem um fio condutor. A intenção é resgatar a memória afetiva feminina e transformá-la em revelações artísticas, mostrando uma forma de olhar para si, por meio de resíduos do passado.

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2019 comma todos os direitos reservados.